29 de dezembro de 2009

Faltarão líderes comprometidos

Foi exatamente isso que constatou uma pesquisa realizada pela HSM MANEGEMENT e a consultoria Empreenda, com 1065 executivos. 46% deles estão confiantes de cresceram mais de 10% em 2010, mas não possuem líderes comprometidos com os objetivos da empresa, para acompanhar tal crescimento.

Diante deste cenário, muitas empresas, de diferentes portes e segmentos, decidiram capacitar futuros líderes. Muitas delas já estão desenvolvendo programas desde o ano passado, algumas eu tenho o prazer de participar deste projeto. Esses futuros promissores líderes participam de cursos, palestras, seminários e workshop, tudo isso para sensibilizá-los a desenvolverem habilidades de gestão de pessoas, a extraírem o melhor de cada profissional e usá-lo em prol da equipe.

Antes o conhecimento técnico bastava para um profissional ser promovido a líder. No entanto vivemos a tão aclamada era do conhecimento, e muitas as empresas valorizam cada vez mais profissionais que saibam lidar com pessoas, que conseguem inspirar outros a quererem dar o seu melhor, que tenha controle de suas emoções.

Líderes temporários – Test drive de líder?

Algumas empresas estão copiando uma prática muito usada na Europa , Ásia e E.U.A, que passaram a contratar líderes temporários, para avaliar se adaptarão a função e se realmente conseguirão mostrar serviço.

Uma das grandes vantagens apontadas é evitar erros na contratação. Mas, alguns realmente surpreendem e são efetivados. Acrescentam muito as equipes, conseguem inspirar a todos a sua volta.

Não sei se essa prática pegará por aqui, mas acho que em se tratando de promoção interna é uma boa solução para evitar erros.

E vocês o que acham deste assunto?

22 de dezembro de 2009

Controlar as emoções

"Desculpe, falei sem pensar... não pensei direito antes de falar... estava nervoso com outro problema... estava sobre pressão..."


Muitos líderes acabam dizendo coisas que depois se arrependem, isso acontece principalmente na hora de dar um feedback. Aprender a controlar as emoções é muito importante, falar de modo irrefletido, no calor de uma discussão além de piorar ainda a situação, podem prejudicar o desempenho da equipe.

Amanda , 29 anos, sabe muito bem o que é isso, ela nos conta : "Na última empresa que trabalhei a nossa coordenadora não media as palavras antes de falar, causava muitas brigas, depois pedia desculpa, mas não adiantava mais. Acredito que o mais difícil é aprendermos a controlar nossas emoções, agora que atuo como líder, vejo o quão bom é pensar antes de falar."

No filme obrigado por fumar, vocês observarão que Nick Naylor controla muito bem suas emoções, independente do conceito que temos sobre os produtos que ele representa podemos aprender da postura dele, diante de uma platéia hostil.

15 de dezembro de 2009

Feedback como ferramenta de desenvolvimento

A palavra feedback é uma palavra em inglês, que em português significa: retorno, resposta, crítica, análise crítica.

No mundo corporativo, esta palavra, é usada para descrever uma conversa , entre um líder e seu liderado, com objetivo de avaliar erros e acertos e alinhar o desempenho da pessoa com os objetivos da empresa. Não é para ser usado para avaliar, a pessoa e sim a sua atuação na empresa. Para apresentar resultados efetivos o feedback precisa ser encarado pelos seus colaboradores como sendo uma fonte de ajuda e apoio para o desenvolvimento profissional . "O líder que deseja desenvolver seus colaboradores, melhorar a qualidade dos que sua equipe presta, cumprir as metas de sua empresa precisa usar o feedback, não como um arma de punição, mas como uma ferramenta para aperfeiçoar comportamentos

Principais características:

Deve ser feito em tempo real  ( "em cima do lance") instantâneo;
Ser bem claro e específico; alguns profissionais saem de uma sessão de feedback sem saber;
Direito o que o líder queria dizer;
Ser baseado em fatos reais e não em opiniões, impressões ou suposições de Ficar claro que seu o objetivo é ajudar seu colaborador a se desenvolver;

Sugestões para um bom feedback:

Foque o feedback nos resultados desejados por sua empresa
Se você moldar seu feedback para ser um meio para atingir um fim específico,por exemplo, resolver problemas com baixo desempenho,não para buscar culpados mas a causa. Se sua equipe observar que você da um feedback com o objetivo de ajudá-los em desenvolver sua carreira, , isso promoverá m a lealdade e confiança. Sua equipe observará você em ação e a sua maneira de usar o feedback entenderam que você está.Como líder tome cuidado para não confundir um profissional que o incomoda como sendo alguém que é ruim para a empresa, lembre-se que as diferenças são benéficas

O feedback de cada dia" - Não deixe um mau ou um bom desempenho passar batido. Converse sobre isso com os envolvidos no máximo, até 24 horas depois de ter tomado conhecimento do caso. Apresente dados específicos, concretos e não apenas suposições, sobre comportamentos específicos mostre o impacto desse comportamento sobre a equipe e a empresa, e o que você quer ele faça diferente.

Estou certo e você errado - Não comece partindo do princípio de que você está certo e eles errados. Mesmo após ter verificado as informações e coletado dados corre o risco de você não ter todas as informações, ele precisa falar o seu lado da história. Sempre há visões, sentimentos e valores diferentes e conflitantes. "Meu chefe começa o feedback sempre com a mesma historia de que única versão correta é a dele, não adianta falar nada, ele é o certo e nós todos estamos errados" Maria Helena * – analista financeira

Faça perguntas para entender e escute as resposta com atenção perguntas bem elaboradas ajudam a mostrar que seu objetivo é o de ajudar a pessoa a se desenvolver;

Feedback é um processo contínuo - muitos líderes fazem uma sessão de feedback e o assunto é dado por encerrado. Existe uma grande diferença entre entender e realmente mudar.Para que seus liderados dêem uma virada, eles precisam ter seu apoio constante de modo permanente. Não deixe de perguntar como você pode de ajudá-lo. Mostre que mesmo que o fato de corrigi-lo tem o objetivo de ajudar a se desenvolver e alinhar aos padrões da empresa.

Peça um feedback sobre seu feedback- pedir a opinião de seus liderados sobre sua maneira de dar feedback o ajudará a progredir como líder. Visto que precisa desenvolver sua equipe, e o feedback lhe ajudará nisso ele precisa ser produtivo. É bom saber se o que os membros de sua equipe acham da maneira como você conduz o processo, se tem algumas sugestões de melhora.
"Sabe Marcinéia, eu sempre encarei o feedback como sendo uma oportunidade de desenvolver cada pessoa da minha equipe, quer dizer eu achava isso. Até que um dia depois de participar do seu seminário, decidi pedir um feedback sobre a maneira como eu dava o feedback. A maioria só elogiou, mas uma pessoa corajosa disse: " quando eu entendo o que o senhor realmente deseja , é muito bom, só que em muitos casos eu saio de sua sala sem saber qual o ponto em questão. Já que perguntou acho que o senhor tinha que ser mais breve na introdução , apontar os pontos que estão sendo analisados e mostrar como devemos nos proceder.Até nos elogios, as vezes não sei bem o que realmente o senhor esta elogiando. Tudo bem pode me demitir agora." Obviamente ninguém em sã consciência demitira uma pessoa assim." Conta Paulo Roberto – gerente de financeiro

Em alguns casos principalmente quando o líder não vê possibilidade de mudança é importante que ele ouça uma terceira pessoa, neutra em geral. Muitas vezes o líder precisa ter um outro ponto de vista, as vezes por ter informações conflitantes, ou para que seja o mais justo possível. Muitos líderes fazem um programa junto com um consultor externo. "Solicitei um consultor externo para me ajudar neste processo, não achava que eu estava indo no caminho certo, as informações que eu recolhi não se encaixavam na realidade que eu via. Além de produtivo, os resultados foram mais visíveis e satisfatório. Uma pessoa de fora da empresa, pode acrescentar pontos diferentes sobre os meus líderes ." Carlos Henrique – Gerente de operações

O que o líder deve fazer:
* Prestar atenção nas atitudes dos colaboradores para ter fatores a serem;
* Falar diretamente coma pessoa;
* Tem gente chegando atrasada aqui" seja direto fale com a pessoa que chegou atrasada;

Erros comuns na hora do Feedback
* Ir direto a conclusão;
* Cair no esquecimento, por sempre adiar;
* Ser objetivo, não ficar dando voltas no assunto
* Não usar linguagem subjetiva do tipo generalizando
* Não entrar direto no assunto, investir tempo no diálogo;
* Confirmar as informações que recebeu ou certificar de que não seja,
apenas impressões;
* Basear a conversa em impressões;
* Usá-lo como ferramenta de punição;
* Não deixar passar muito tempo, adiando constantemente;

9 de dezembro de 2009

Assuma a responsabilidade de formar novos líderes e não apenas seguidores "leais"

Uma das coisas que gosto de fazer, quando tenho um tempo de sobra, é ir à livraria para ler. Meu lugar preferido é o Café Baroni , na Livraria Saraiva, do shopping Rio Sul.Sou  atendida por Rosa, uma profissional muito atenciosa e competente. Sempre pronta para atender, e sabe como ninguém tornar os momentos que passo ali, o mais agradável possível. Conversamos sempre por alguns minutos, Rosa é muito atenta as dicas e sugestões.

Na semana passada ao chegar lá, fiquei surpresa ao ver Rosa sem o uniforme. Antes que eu tentasse imaginar o que havia ocorrido, ela veio em minha direção e disse animada“ Eu fui promovida!”. Fiquei muito feliz . Quando observa Rosa atendendo tão bem seus clientes, me questionava se o líder dela iria valorizar seu empenho e dedicação. Agora vejo que ele formou uma sucessora .

Infelizmente noto em muitas equipes, líderes que gostam apenas de seguidores de “leais”, principalmente dos que ressaltem suas qualidades. Não permitem que a liderança de outros floresça. Obviamente este tipo de líder não cabe mais nas empresas, mas eles existem.

Há cerca de três meses, fui escolhida para montar um programa de treinamento para os líderes de uma empresa de transporte. Antes de iniciar o processo, resolvi conversar com a equipe para saber suas necessidades reais, e assim elaborar um programa personalizado.

Quando estava indo embora, parei para conversar com alguns líderes que estavam tomando um café, bem discretamente e de maneira mais natural perguntei quem tinha um sucessor para substituir caso o treinamento fosse fora do Rio de Janeiro. Pasmem ! de 35 líderes apenas quatro tinham um sucessor. Um gerente mencionou que em sua equipe não tem ninguém qualificado para liderar e que por isso não tira férias há vários anos , pelo seu tom de voz ele se orgulhava desta situação.

Não pensem que é só ele que pensa assim, muitos líderes fazem o mesmo, não se empenham em formar um sucessor. E acabam assim , sem ter ninguém para assumir a liderança quando necessário.No entanto muitos líderes fazem o contrário, criam condições para que outros aprendam a liderar. Fazem isso por meio de treinamento, delegam autoridade, compartilham informações .

Durante o tempo que passo estudando as equipes para desenvolver programas de treinamento, noto que existe uma demanda muito maior de líderes. Possivelmente, porque muitas empresas estão em busca de  novas frentes de negócio.

Alguns por não darem atenção a isso, se viram obrigados a indicarem profissionais para atuarem como líderes, mas não tinham ninguém. E a culpa recaiu sobre eles, pois uma das atribuições de um líder é formar novos líderes e ter sempre um profissional pronto para assumir a liderança da equipe quando necessário.

Ao conversar com um líder que promoveu um profissional que fracassou ao liderar, ele apresentou inúmeras desculpas, mas admitiu que errou muito ao achar que formar novos líderes era desnecessário. Se você não tirar tempo para preparar novos líderes será cobrado por isso e ás vezes poderá cometer o erro de promover alguém, apenas por pressão e necessidade.

Nem tudo esta perdido! Rosa, mencionada no inicio, é prova de que muitos líderes estão assumindo seu papel em formar novos líderes e não apenas bons seguidores.

“Muitos líderes sofrem da Síndrome da Branca de Neve e preferem cercar-se de pessoas menores para brilhar na incompetência da sua equipe”. César Souza

Alcançaram o sucesso os líderes que se dedicarem a formar novos líderes. A realidade atual exige um líder que amplie as possibilidades dos membros de sua equipe, valorize o capital humano.Todas as pessoas,  podem desenvolver habilidades de liderança. É  responsabilidade do líder ,criar um ambiente onde seus colaboradores possam se desenvolver. Além de liderar sempre com respeito, humildade e o desejo sincero de permitindo que a estrela de outros brilhem.

Mobilize sua equipe. Incentive todos a buscarem o crescimento pessoal e profissional. Destrua de uma vez por toda, os velhos hábitos que prejudicam a você e sua equipe.

"Sonhos sonhados sozinhos, permanece um sonho.Sonhos sonhados em conjunto vira realidade".

Raul Seixas