Na semana passada ao chegar lá, fiquei surpresa ao ver Rosa sem o uniforme. Antes que eu tentasse imaginar o que havia ocorrido, ela veio em minha direção e disse animada“ Eu fui promovida!”. Fiquei muito feliz . Quando observa Rosa atendendo tão bem seus clientes, me questionava se o líder dela iria valorizar seu empenho e dedicação. Agora vejo que ele formou uma sucessora .
Infelizmente noto em muitas equipes, líderes que gostam apenas de seguidores de “leais”, principalmente dos que ressaltem suas qualidades. Não permitem que a liderança de outros floresça. Obviamente este tipo de líder não cabe mais nas empresas, mas eles existem.
Há cerca de três meses, fui escolhida para montar um programa de treinamento para os líderes de uma empresa de transporte. Antes de iniciar o processo, resolvi conversar com a equipe para saber suas necessidades reais, e assim elaborar um programa personalizado.
Quando estava indo embora, parei para conversar com alguns líderes que estavam tomando um café, bem discretamente e de maneira mais natural perguntei quem tinha um sucessor para substituir caso o treinamento fosse fora do Rio de Janeiro. Pasmem ! de 35 líderes apenas quatro tinham um sucessor. Um gerente mencionou que em sua equipe não tem ninguém qualificado para liderar e que por isso não tira férias há vários anos , pelo seu tom de voz ele se orgulhava desta situação.
Não pensem que é só ele que pensa assim, muitos líderes fazem o mesmo, não se empenham em formar um sucessor. E acabam assim , sem ter ninguém para assumir a liderança quando necessário.No entanto muitos líderes fazem o contrário, criam condições para que outros aprendam a liderar. Fazem isso por meio de treinamento, delegam autoridade, compartilham informações .
Durante o tempo que passo estudando as equipes para desenvolver programas de treinamento, noto que existe uma demanda muito maior de líderes. Possivelmente, porque muitas empresas estão em busca de novas frentes de negócio.
Alguns por não darem atenção a isso, se viram obrigados a indicarem profissionais para atuarem como líderes, mas não tinham ninguém. E a culpa recaiu sobre eles, pois uma das atribuições de um líder é formar novos líderes e ter sempre um profissional pronto para assumir a liderança da equipe quando necessário.
Ao conversar com um líder que promoveu um profissional que fracassou ao liderar, ele apresentou inúmeras desculpas, mas admitiu que errou muito ao achar que formar novos líderes era desnecessário. Se você não tirar tempo para preparar novos líderes será cobrado por isso e ás vezes poderá cometer o erro de promover alguém, apenas por pressão e necessidade.
Nem tudo esta perdido! Rosa, mencionada no inicio, é prova de que muitos líderes estão assumindo seu papel em formar novos líderes e não apenas bons seguidores.
“Muitos líderes sofrem da Síndrome da Branca de Neve e preferem cercar-se de pessoas menores para brilhar na incompetência da sua equipe”. César Souza
Alcançaram o sucesso os líderes que se dedicarem a formar novos líderes. A realidade atual exige um líder que amplie as possibilidades dos membros de sua equipe, valorize o capital humano.Todas as pessoas, podem desenvolver habilidades de liderança. É responsabilidade do líder ,criar um ambiente onde seus colaboradores possam se desenvolver. Além de liderar sempre com respeito, humildade e o desejo sincero de permitindo que a estrela de outros brilhem.
Mobilize sua equipe. Incentive todos a buscarem o crescimento pessoal e profissional. Destrua de uma vez por toda, os velhos hábitos que prejudicam a você e sua equipe.
"Sonhos sonhados sozinhos, permanece um sonho.Sonhos sonhados em conjunto vira realidade".
Raul Seixas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome, e-mail, data,empresa