No caso que mencionei na postagem anterior, sobre o profissional que estava sendo assediado moralmente pelo seu colega "chefe", muitos profissionais me escreveram contando suas experiências e fazendo a pergunta título deste artigo.
O tema "Assédio Moral" não é um fenômeno novo. Quando os Israelitas estavam cativos no Egito, sofreram muitos maus tratos, inclusive alguns morreram. Obviamente este não é o único caso ao longo de toda historia da humanidade. Atualmente o problema esta presente em todas as esferas de uma empresa, e ganhou notoriedade. As consequências são prejudiciais não só para os profissionais assediados, mas também para a equipe e até pode manchar a imagem de uma empresa.
Vale lembrar que é importante não confundir assédio moral com a pressão diária e situações estressantes, existentes em alguns segmentos.
É preciso identificar ações e atitudes que podem ser determinantes para saber se a situação que você passa ou observa é o "Assédio Moral" ou não. As empresas estão cada vez mais interessadas em conscientizar seus colaboradores a resgatarem o respeito mutuo.
NUCODIS/DRT/DCGrupo de combate a discrinação e promoção da igualdade de oportunidades, preparou uma apostila sobre o assunto:
http://www.prt4.mpt.gov.br/pastas/coordenador/cartilha_assediomoral.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome, e-mail, data,empresa