Foi exatamente isso que constatou uma pesquisa realizada pela HSM MANEGEMENT e a consultoria Empreenda, com 1065 executivos. 46% deles estão confiantes de cresceram mais de 10% em 2010, mas não possuem líderes comprometidos com os objetivos da empresa, para acompanhar tal crescimento.
Diante deste cenário, muitas empresas, de diferentes portes e segmentos, decidiram capacitar futuros líderes. Muitas delas já estão desenvolvendo programas desde o ano passado, algumas eu tenho o prazer de participar deste projeto. Esses futuros promissores líderes participam de cursos, palestras, seminários e workshop, tudo isso para sensibilizá-los a desenvolverem habilidades de gestão de pessoas, a extraírem o melhor de cada profissional e usá-lo em prol da equipe.
Antes o conhecimento técnico bastava para um profissional ser promovido a líder. No entanto vivemos a tão aclamada era do conhecimento, e muitas as empresas valorizam cada vez mais profissionais que saibam lidar com pessoas, que conseguem inspirar outros a quererem dar o seu melhor, que tenha controle de suas emoções.
Líderes temporários – Test drive de líder?
Algumas empresas estão copiando uma prática muito usada na Europa , Ásia e E.U.A, que passaram a contratar líderes temporários, para avaliar se adaptarão a função e se realmente conseguirão mostrar serviço.
Uma das grandes vantagens apontadas é evitar erros na contratação. Mas, alguns realmente surpreendem e são efetivados. Acrescentam muito as equipes, conseguem inspirar a todos a sua volta.
Não sei se essa prática pegará por aqui, mas acho que em se tratando de promoção interna é uma boa solução para evitar erros.
E vocês o que acham deste assunto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome, e-mail, data,empresa