5 de junho de 2012

Formação e desenvolvimento de líderes para o ambiente offshore - GNBC

Data de Publicação : 4/6/2012 
 
Que o mercado de offshore está em franca expansão em nosso país não é novidade, mas como anda a gestão de toda essa gente diariamente sendo contratada?”

É a questão levantada por Marcinéia Oliveira, Consultora para desenvolvimento humano nas empresas, escritora, professora universitária, que Lançou este ano o livro: Não Atenda Clientes. Atenda Pessoas – pela editora Brasport. Além de ser Colunista do Jornal Corporativowww.jornalcorporativo.com.br onde assina a coluna Canal RH.

Marcinéia será a instrutora do Seminário que tem por objetivo ensinar habilidades para liderar no ambiente offshore. O curso que acontecerá em Macaé nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Four Points em Macaé. O evento é realizado pela Inner Smart Consultoria, empresa especializada em treinamentos corporativos. 

A consultora afirma que “Desenvolver habilidades para gerir pessoas é mais urgente do que nunca. De acordo com pesquisas recentes as empresas estão carentes de lideres comprometidos, faltam profissionais habilitados para lidera equipes.”.

GNBC: Acha que as empresas tem mão de obra qualificada para acompanhar o crescimento no setor?

Marcinéia: Não. O setor offshore está carente de líderes de equipe comprometidos. E a explicação para isso é que para liderar não basta apenas ter conhecimento técnico, é preciso saber gerir pessoas, que diferentemente de máquinas, têm sentimentos.  Para vencer esta crise muitas empresas  tem investido  em programas para formação e desenvolvimento  de líderes. Através de cursos, seminários, palestras e coaching.

GNBC: Marcinéia, em sua opinião qual a maior diferença de liderar nesse ambiente?

Marcinéia: O líder neste setor precisar ter controle de suas emoções a fim de gerir as emoções de sua equipe. Os profissionais passam quatorze dias longe da família, alguns deixam suas esposas gravidas, filhos doentes e mais perdem datas especiais. São pessoas que já fazem sacrifícios para estarem neste setor. E isso que requer muito mais do líder que deseja mantê-los comprometidos e focados no trabalho a ser feito. E para ser bem sucedido é preciso gerar um ambiente de trabalho acolhedor e não acrescentar mais fardo a esses profissionais.

GNBC: você acha que qualquer profissional pode aprender liderar?

Marcinéia: Sim, com esforço, dedicação e iniciativa qualquer profissional que esteja consciente de suas deficiências e de seus pontos fortes pode aprender habilidades necessárias para liderar pessoas. Hoje não há mais espaço para chefe que pensa que ele é que manda e tem sua própria maneira de lidera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome, e-mail, data,empresa