11 de outubro de 2010

Liderança offshore – desafios e soluções

 
  “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.” Peter Drucker



O mercado Offshore esta em rápida expansão em nosso país e carente de líderes de equipe. Para ser um bom líder não basta apenas conhecimento técnico é necessário aprender a gerir pessoas. Diferentes de máquinas as pessoas tem sentimentos e a necessidade de serem motivadas. O ambiente Offshore apesar de estar repleta de profissionais competentes esta cada vez mais carente de líderes comprometidos.

O papel de um líder de equipe mudou no decorrer do tempo. Atualmente ele não é mais um realizador, do tipo que diz "quer bem feito faça você mesmo", passou a ser um catalisador. Precisa motivar as pessoas a tal ponto que elas desejem realizar as tarefas que ele precisa que elas façam. Essa tarefa não tem sido apontada como fácil, principalmente em um ambiente tão desafiador como o ambiente Offshore. Afinal trabalhar embarcado tem seus desafios. Saber liderar uma equipe em um ambiente desafiador é um requisito para os profissionais que buscam desenvolver-se profissionalmente.

Atualmente existem muitas ferramentas que contribuem para desenvolver habilidades de liderança. Tendo em mente que o autoconhecimento é muito importante, o MBTI (Myers-Briggs Type indicator) tem sido muito eficaz para ajudar os profissionais a se conhecerem melhor. Já por alguns anos o utilizo em meus treinamentos e fico feliz em ver o quanto isso favorece o desenvolvimento de muitos supervisores, coordenadores e gerentes.

Cada pessoa tem uma maneira preferida para receber feedback, para aprender etc. O MBTI auxilia nesse processo. Que é importante para todos os profissionais, principalmente para os líderes de equipe que precisam desempenhar o papel de instrutor e desenvolver a equipe. No passado muitos profissionais que atuavam como supervisores e líderes de equipe tinham medo de ensinar tudo o que sabiam, tinham medo de perderem o seu cargo. Quando se viam obrigados a ensinar sua equipe sempre deixavam alguma coisa de lado. Por outro lado líderes bem sucedidos fazem exatamente o contrário, ao invés de reprimir seus liderados os ajudam a brilhar. Buscam não apenas seguidores leais, mas profissionais capazes de assumirem a liderança quando necessário. São líderes formadores de novos líderes.

Conheço muitos profissionais competentes e bem sucedidos como líderes. São peritos em compreenderem as motivações individuais dos membros de sua equipe. Por isso são bem sucedidos em extrair o melhor de cada pessoa. Um profissional que deseja ser bem sucedido em liderar, precisa estar disposto a assumir essa responsabilidade. Com esforço e dedicação é possível ser bem sucedido em formar uma equipe com os mais fortes níveis de comprometimento.


Visto que o ambiente Offshore tem seus desafios. Por isso o líder de equipe precisa empenhar-se para criar um ambiente de trabalho onde os profissionais sintam-se motivados para alcançarem as metas desejadas pela empresa. Deixar os profissionais à vontade para expressarem suas opiniões, para que possam comprometer-se com as decisões acordadas. E também precisa empenhar-se arduamente em conquistar a confiança da equipe. Observe a opinião de alguns líderes de equipe que são bem sucedidos em liderar.


___ “As ferramentas que aprendi no seminário ajudarão em minha vida pessoal e profissional. Hoje ao atender ao telefone de minha esposa respondi diferente, afinal quero ser bem sucedido em liderar minha equipe e minha família.” Pedro*, 38 anos, há 13 anos trabalhando embarcado

___ “Aprendi que preciso focar no seu papel como formador de líderes, e buscar o comprometimento da minha equipe. Ser um exemplo para que eu possa ter autoridade moral para cobrar o bom desempenho” Lucas, 32 anos, há seis anos trabalhando embarcado.

_____ “Não me vejo fazendo outra coisa, o tempo longe de tudo e de todos ajuda-nos a pensar na importância que cada um tem em nossa vida. Esse seminário será de grande ajuda para minha liderança, gostei muito de aprender a importância do autoconhecimento, saber meu perfil de MBTI, e vi na pratica a importância de usar corretamente o feedback, coaching e mentoring. Ferramentas que apenas ouvi falar agora não só sei o que significam, mas como utilizá-las.” Antonio, 33 anos, há sete trabalhando embarcado.

 

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito sua dica , postei o rascunho e não tinha observado. Fique a vontade para expor suas opiniões e se puder identifique-se para que eu possa agradecer-lhe formalmente. E muito obrigada por ter tirado seu tempo para ler e me avisar. Abraços Marcinéia Oliveira

    ResponderExcluir
  3. LinkedIn Groups
    Group: Ética - Profissionais Éticos
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções

    Marcinéia, este é um tópico bastante útil para discutir em um grupo de ética como o nosso, onde recentemente arguimos sobre a ética em diferentes sociedades.
    Ser líder de equipes transnacionais e com conceitos, costumes e valores diferentes dos nossos é um desafio ao famoso "jogo de cintura" do brasileiro.
    Eu mesmo vivencio bastante esta situação, pois como gerente de outsourcing e de projetos, sou obrigado a trabalhar com equipes alocadas em diversos pontos do globo, muitos trabalhando em escritórios, mas outros tantos em esquema home-office.

    Posted by Rogerio 'Rog' Marinheiro

    ResponderExcluir
  4. Group: Ética - Profissionais Éticos
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    Apenas para completar, o tipo de liderança requerido para esta situação é mais a do líder que está por trás da sua equipe, suportando o crescimento e a evolução deles, do que propriamente o líder que segue a frente..., pois este último traz consigo os seus valores e costumes na direção das idéias e caminhos, que podem ser diferentes da cultura das pessoas da equipe.

    Posted by Rogerio 'Rog' Marinheiro

    ResponderExcluir
  5. Group: VOCE S/A
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    Com certeza temos muito o que trabalhar este ponto, mas nos deparamos muitas vezes com líderes que acabam não operacinalizando em alguns casos, mesmo que remotos e acabam por não "encher os olhos de seus subordinados" ou melhor, como num relacionamento, quando acaba o "brilho nos olhos" é sinal de duas coisas, ou está sendo traído ou está prestes a ser trocado.
    Gostaria de tê-la em meus contatos.

    Posted by Evandro Simões

    ResponderExcluir
  6. Group: Novos Planos - Empregos e Vagas Vip
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    A liderança participativa é o start para o líder que sabe desenvolver competências e agregar conhecimentos nos pontos-chaves de todo o processo

    Posted by Edilson Luiz Albuquerque

    ResponderExcluir
  7. Group: VOCE S/A
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    Olá Marcinéia,

    Para 2011 o mercado off-shore poderá ser um dos nossos alvos, tanto em Logística Avançada quanto em outro empreendimento.

    Vou acompanhar de perto estes artigos Off-shore.

    Abraços

    Celso

    Posted by Celso Capella

    ResponderExcluir
  8. LinkedIn Groups
    Group: ARX - Capital Humano
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    Um lider de sucesso é aquele que acredita em seus colaboradores e esta comprometido com os resultados da sua área, e com as áreas dos outros também.
    Um lider de sucesso esta comprometido com toda a organização.

    Posted by Alberto Barros

    ResponderExcluir
  9. Group: BRAZIL INFRASTRUCTURE - Challenges & Opportunities
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    Marcineia, acho que alem de lideres estamos tambem carentes de mao de obra especializada, principalmente Cisco, e mais importante, que saibam se comunicar em ingles com os parceiros no exterior. Sinto mais esta carencia no Rio de Janeiro, Brasilia e Belo Horizonte e as vezes temos que deslocar tecnicos de Sao Paulo para atender problemas de nossos parceiros offshore nessas regioes.

    Posted by Matta Machado

    ResponderExcluir
  10. Group: VOCE S/A
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    O problema da raridade é que, ALÉM do conhecimento técnico, é preciso ser inspirador, porém as empresas não olham aqueles que têm apenas a parte inspiradora, dizendo "não ter experiência suficiente", e, ao invés de treinar o líder na parte técnica, enquanto este motiva a equipe, prefere pegar "tudo pronto num pacote só". Aí cria-se a "raridade" de profissionais deste tipo.

    Posted by Ricardo Amaral Andrade

    ResponderExcluir
  11. Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Discussion: Liderança offshore – desafios e soluções
    Olá Marcineia; Sempre leio sobre a necessidade de pessoas para o segmento de Óleo e Gás. Trabalhei durante anos em TI coordenando equipe de suporte e implantação de sistemas e agora estou prospectando segmentos mais promissores. Gostaria de saber qual o perfil do profissional para esta área e quais os canais para prospecção de oportunidades. Sou formado em Engenharia elétrica/eletrônica. Abraços, Wagner Henriques

    Posted by Wagner Henriques - Eng./ITIL/SAP

    ResponderExcluir
  12. Prezados colegas,

    Peço desculpa por não ter publicado os comentários antes. Infelizmente estive sem condições de dar a atenção que o blog e todos merecem. Obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir

Nome, e-mail, data,empresa