“A melhor forma de prever o futuro é construí-lo” Peter Drucker
Tanto o sucesso como o fracasso podem prejudicar uma equipe, esses dois extremos têm armadilhas perigosas. Quando um líder alcança sucesso em um projeto, no calor do momento ele pode se sentir muito importante, sem querer, deixar transparecer isso em algumas atitudes, gerando ressentimento nos membros da equipe, principalmente para os profissionais que participaram no projeto e nem sequer foram lembrados.
O hábito de não reconhecer a contribuição de outros causa desunião na equipe. Obviamente o sucesso nos impulsiona, nos energiza para corrermos atrás de novos objetivos, mas é preciso que o líder sempre reconheça que estava ao seu lado, elogios não custam caro, mas fazem milagres.
Igualmente perigoso é o fracasso, que pode ser muito mais destrutivo, acumular derrotas não é o objetivo de nenhum líder. No entanto todos estão sujeitos a passarem por isso, o problema esta em como reagimos diante de um projeto que não deu certo. Alguns líderes quando erram, ganham mais fôlego, parece que são impulsionados a correrem atrás do prejuízo no próximo projeto. Por outro lado, outros ficam totalmente desmotivados, perdem o entusiasmo e a maneira como eles reagem é pior do que as consequencias do fracasso no projeto acabam assumindo o papel de vitimas, ou culpando a equipe, parece que nada pode dar certo mais.
Um líder que sempre fracassa acaba desmotivando a equipe, eles adoecem por assim dizer, nada mais os impulsiona , perdem o entusiasmo. Quando o líder apresenta um projeto, eles pensam “La vem mais um fiasco a caminho."Claro que para um líder ser bem sucedido é necessário contar com uma equipe unida e motivada. Mas, é preciso que ele saiba controlar suas emoções quando as coisas não saem como o esperado.Muitos líderes aprendem com seus erros, avaliam a postura que tiveram e como isso influenciou na equipe, com isso em um novo projeto evitam repetir os mesmos erros. Observam a equipe com atenção, avaliando onde precisam de ajuda, apoio ou orientação.
Faça uma auto analise de sua liderança. Você tem acumulado fracasso? Ou sucesso? Pergunte a sua equipe o que eles pensam, solicite um feedback deles. Não justifique cada ponto negativo apontado, avalie como poderia melhorar. Aceite conselhos. Ter humildade é importante para um líder.
Consegue se lembrar qual foi à última vez que você elogiou sua equipe?Líderes sábios não economizam nos elogios. Trabalham com metas bem definidas e com uma visão comum. Um exemplo que li e gostei muito foi dos três tenores.
Cada um tem um talento inquestionável, mas ao se unirem ficaram ainda mais brilhantes. Trabalharam em equipe, tinha uma visão comum, cada um dava o seu melhor e não competiam entre si. Vale lembrar que algumas vezes, por mais que você faça tudo que esteja ao seu alcance, ou até vá além, para que sua maneira de liderar seja eficiente, ainda assim haverá alguns momentos que não tomará as melhores decisões. Nestas horas não fique desanimado. Avalie onde errou as causas, evite desperdiçar suas energias e seu tempo em procurar culpados, reconheça e assuma seus erros.
• Peça a opinião de sua equipe;
• Treine e desenvolva seus colaboradores;
• Distribua elogios sinceros;
• Lembre-se que o sucesso é de todos;
• Tire tempo para conhecer sua equipe;
• Ouça com atenção;
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