3 de abril de 2010

Cuide de seu comportamento redes socias.

Eu sou fã do Twitter, quando fui aconselhada por um amigo a entrar fiquei receosa de início, mas acabei sendo convencida e gostei. Ao conversar sobre o assunto com Rafael Martes, especialista em mídia on-line, ele mencionou que aconselha todos seus clientes sobre os cuidados ao usar as redes sociais “ter uma participação em redes sociais mal gerenciadas é pior do que não ter nada", aconselha Rafael.


E esta semana ao ler sobre o caso da Locaweb, envolvendo o comportamento de Alex Glikas, diretor comercial da empresa. Que num momento de euforia ao ver seu time vencer uma partida resolveu mostrar sua alegria no twitter, cena comum para muitos torcedores, mas ao fazer isso em seu twitter pessoal, além das palavras pouco apropriadas usou o nome da empresa indevidamente, justo da Locaweb que havia investido R$ 600.000 para colocar seu nome na camisa do São Paulo. Essa situação gerou um burburinho no twitter de acordo com a consultoria de mídias sociais e.Life, as 3,5 mil mensagens sobre assunto atingiu 1,7 milhão de pessoas. As conseqüências, não foram boas não só para a Locaweb e para o competente Alex Glikas que foi demitido.

No entanto essa situação serve de alerta para todos os profissionais que precisam ficar atentos com o seu comportamento não só no twitter, mas em todas as redes sociais que por ventura vem participar. Muitas empresas estão cada vez mais cuidadosas com a sua credibilidade, notei que isso na semana passada ao apresentar um projeto social para um de nossos clientes, um dos diretores sugeriu que antes de fecharem a parceria eles gostariam de avaliar a imagem das pessoas envolvidas no projeto “não precisamos de muito esforço a web nos ajuda nisso" comentou .

Profissionais competentes acabam expondo suas vidas de maneira descuidada em redes sociais e acabam se prejudicando. Ao conversar com uma gerente de Recursos Humanos sobre o assunto ela comentou que havia selecionado um gerente de marketing para preencher uma vaga, mas antes de bater o martelo, resolveu dar uma olhada na imagem dele pela web. O resultado da pesquisa não foi muito bom, deixou claro que o profissional não tinha muitos cuidados com a própria imagem. A conclusão dela foi optar por um candidato que não tinha tanta exposição, afinal só participava de uma comunidade social. Nesse momento vale repetirmos o conselho dado por Rafael Martes “Ter uma participação mal gerenciada em redes sociais é pior do que não ter nada”.

A Revista Isto É - Dinheiro de 07 de abril de 2010 comentou o caso da Locaweb e deu dicas valiosas para Twittar sem preocupação, também alertou as empresas a criarem políticas bem claras sobre o comportamento de seus funcionários. A mais importante dica é a de não lavarmos roupa suja nas redes sociais, mandar “recados” pela web não pega bem. Se você quer dizer algo a alguém não de indiretas, fale diretamente a pessoa, assim o assunto fica entre vocês.

Profissionais que tem cargos de liderança precisam ter mais cuidado ainda com a conduta em redes sociais. Vale ressaltar que Alex Glikas tem muitas qualidades profissionais que não podem ser desmerecidas, afinal ele contribuiu em muito para o crescimento da Locaweb, acredito que ele com sua habilidade e competência vai fazer desse limão uma limonada maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome, e-mail, data,empresa