20 de julho de 2009

O assédio moral no Trabalho

"Há pessoas que amam o poder e outras que têm o poder de amar.“ Bob Marley


Alguns chefes são verdadeiros tiranos, se divertem quando seus liderados se sentem humilhado, é comum ouvi-los dizer "acabei com ele", ou "ele vai ver quem é que manda aqui". Já outros não são tão diretos assim, tudo começa como uma brincadeira sem graça ou uma palavra inapropriada, mas com o passar do tempo elas se tornam cada vez mais ofensivas e humilhantes. Tirando a paz mental de muitos profissionais, prejudicando sua saúde física e seu desempenho.

A consequência pode ser desastrosa, tanto para a empresa como para os profissionais que são prejudicados tanto mentais, emocional e fisicamente. Não são poucos os "chefes" que têm o poder de transformar um ambiente de trabalho agradável em um verdadeiro caos. Para que essa situação não crie raízes em sua equipe, é preciso que atitudes destrutivas sejam denunciadas, antes que o dano seja maior.


Uma relação de trabalho saudável é proveitosa e produtiva é possível, cabe aos dirigentes da empresa em serem os primeiros a não tolerarem essa conduta por parte de seus líderes. Também precisam realizar seminários para expor o assunto, e instruir a toda a equipe, com objetivo de coibir essas atitudes, e não permitir que este mal crie raízes na empresa. Eventos assim são vitais para reduzir o estresse no ambiente de trabalho e mostrar a equipe que eles são prezados pela empresa, e que qualquer pessoa que ofender sua dignidade pode ser passivo de correção e disciplina.

 
Quando a relação de poder e hierarquia  são bem gerenciadas,  não há espaço para esses transtornos, mesmo em ambientes onde há muita competição, como o setor de vendas. Para manter o ambiente assim é muito importante que o tema Assédio Moral no ambiente de trabalho, faça parte da programação de treinamento das empresas.

Observo que em todos os programas para desenvolvimento de líderes onde debatemos esse tema, muitos ficam surpresos ao entenderem melhora as consequências que pode levar tal conduta. Todos nós precisamos dar atenção a este tema. É necessário entender as consequências do mau uso do poder e mais ainda valorizar o ser humano, cultivar qualidades como respeito, modéstia e humildade, não há necessidade de atacaramos os colegas que brilham mais do que nós, podemos comemorar juntos o sucesso deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome, e-mail, data,empresa